quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Vamos relembrar dois grandes hits dos garotos do a-ha...


Vamos relembrar dois grandes hits dos garotos do a-ha, eles vieram da a Noruega. Os nomes dos três "marmanjos" são Pal Waaktaar, Magne "Mags" Furuholmen e o vocalista Morten Harket e eram muito mais que uma banda de meninos bonitos. Tinham talento e deixaram-nos um conjunto de canções que documentam o melhor pop que se fez na década de 80.

Take On Me (1986) trouxe-nos um dos melhores discos de sempre com a mistura entre a banda desenhada e a vida real. Esta música ainda hoje é um dos ícones dos anos 80 com o início de batida forte e rápida e depois a entrada da inconfundível melodia das teclas. O refrão, bom, quem é que não sabe cantar o refrão?

Aha - Take On Me (tradução)

http://www.youtube.com/watch?v=3AY0i5WRAec

The Sun Always Shines On TV (1986) seguiu-se a Take On Me com grande sucesso. Os dois temas fazem parte do álbum de estreia, o magnífico Hunting High And Low, que inclui ainda a balada do mesmo nome, promovida por mais um disco fantástico.

Em 1986, surgiu Scoundrel Days, o segundo LP, do qual fazem parte I've Been Losing You e Cry Wolf. A receita era a mesma, o sucesso também. Após a participação, não muito feliz, na minha opinião, na banda sonora de 007 - The Living Daylights (1987), editaram Stay On These Roads, terceiro álbum, que, apesar de uma bonita balada como tema-título do álbum, encarregou-se de demonstrar que este jovens noruegueses tinham já esticado demasiado a corda. Por outras palavras, o declínio, gradual, começara.

A-HA - The Sun Always Shines On TV

http://www.youtube.com/watch?v=B1pb1IZcaiQ

Durante a década de 90, e apesar da edição de três álbuns, um deles sendo a compilação dos maiores âxitos, os A-ha decidiram encerrar a sua actividade (por outras palavras: fazer uma pausa por tempo indeterminado) e os seus três elementos procuraram novos objectivos na música. Pal formou os Savoy, Mags fundou o Timbersound e Morten gravou três álbuns, dois deles cantados em norueguês.

Em 2000 regresaram com Minor Earth, Major Sky e parece que estão decididos a mostrar que este segundo fôlego é para durar. Isto apesar de se manterem envolvidos em projectos a solo. No ano passado saiu o álbum ao vivo How Can I Sleep With Your Voice In My Head.

Nenhum comentário: