quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sigue Sigue Sputnik



Salve galera!!! vamos explodir tudo no vitróla com Sigue Sigue Sputnik, eu digo explodir, porque, entre outras coisas, um dos seus temas mais conhecidos chama-se Love Missile F1-11. O Sigue Sigue Sputnik é uma banda Britânica do gênero New Wave criado em 1984. Seu maior sucesso a Love Missile F1-11, faz parte da trilha sonora do filme Curtindo a vida Adoidado. Os Sputnik tiveram o seu auge – se é que se pode chamar assim – em meados dos 80's com uma imagem e som no mínimo revolucionários.

Sigue Sigue Sputnik - Love Missile F1-11

http://www.youtube.com/watch?v=pk30a0qsVIk

Para a história fica a formação do grupo, composta por Tony James, Martin Degville, Neal X, Chris Kavanagh e Ray Mayhew. Tony James tinha feito parte dos Generation X, de Billy Idol, antes de fundar os SS Sputnik. Na década de 90, chegou a integrar a formação dos Sisters of Mercy. Para além de Missile, vale a pena ouvir na ponta da agulha 21st Century Boy.

Sigue Sigue Sputnik - 21st Century Boy


http://www.youtube.com/watch?v=28hFIxgtv0o&feature=related

Tony James pensava em formar uma banda imaginária perfeita. Passou meses vagando por lugares exóticos à procura de sangue novo, rostos diferentes e pessoas que não soubessem nenhuma nota musical e que tivessem apenas vontade de tocar.

Através de um amigo, conheceu Neal X, guitarrista. Ele foi o primeiro membro do grupo, usava um enorme topete oxigenado e compartilhava dos mesmos gostos musicais de Tony James (Eddie Cochrane, Gene Vincent, Elvis Presley, etc...). Juntos, continuaram a sua peregrinação atrás de outros membros para a banda. Conheceram Martin Degville e Yana Ya-Ya, que eram donos de uma loja de roupas em Kensington Market. Os dois se tornariam o futuro cantor e a futura tecladista do grupo, respectivamente.

Martin Degville era um sujeito extravagante, o que era perfeito para as pretensões de Tony James. Já Yana Ya-Ya fazia o estilo “loura platinada”. Para completar a loucura total, entraram dois bateristas (!?); Ray Mayhew e Chris Cavanaugh. O termo exato não é bem loucura e sim autopromoção. Tony James era responsável pelo forte visual e pelo marketing do grupo.

Após reunir todo o pessoal, agora só estava faltando um nome para a banda. Tony James tinha lido no International Herald Tribune algo sobre uma gangue de rua em Moscou, chamada Sigue Sigue Sputnik (“Queime, Queime, Sputnik”, em russo). E também se lembrou do fato de que Little Richards não quis mais cantar após o feito do satélite Sputnik, primeiro a completar a órbita terrestre. Estava definido, então. O nome seria Sigue Sigue Sputnik.

Sigue Sigue Sputnik - Dancerama

http://www.youtube.com/watch?v=KIaUTR3YsGo&feature=related


Em meados de 85, fizeram seu primeiro show multimídia no Electric Screen de Londres. Com letras evocando sexo e tecnologia, eles tocaram todas as suas musicas que soavam como uma só. Mesmo assim os jovens da platéia se divertiram muito, o que atraiu a atenção dos agentes de gravadoras. Assinaram, então, com a EMI e lançaram o primeiro single, “Love Missile F1-11”, produzido por Giogio Moroder (produtor e criador da disco music eletrônica). A música era bastante dançante, com guitarras espaciais e recheada de efeitos especiais e samples. De imediato, foi um sucesso na Europa e Japão.

Para conquistar o mercado americano fizeram um clip utilizando imagens de filmes como o Exterminador do Futuro e Apocalypse Now. Seguiram fazendo shows, muitos com incidentes violentos. Em junho de 86, saía o LP Flaunt It, gravado em apenas quatro dias e todo produzido por Moroder. O disco era interessante, apesar de quase todas as músicas se parecerem com “Love Missile F1-11”.
Lançaram um segundo single intitulado “21st Century Boy” e sofreram duras críticas. Mas as vendas do disco iam bem, especialmente no Brasil, onde venderam 150 mil cópias, mais do que na Inglaterra. Sabendo disto, convidaram, em 88, o produtor brasileiro Liminha (ex-Mutantes) para produzir o single “Dressed For Excess”, faixa-título do segundo disco do grupo.
Parecia que algo não ia bem na carreira do grupo. Dress For Excess, que trazia na capa a frase “This time it’s music (“Desta vez é música”), foi ignorado pela crítica e não alcançou sucesso perante ao público. Em 89, a banda iniciou no Brasil a turnê mundial de lançamento do disco.

Sigue Sigue Sputnik / Success (12" Mix)

http://www.youtube.com/watch?v=yiLW6h2DeQw

No ano seguinte, lançaram The First Generation, LP que conta com versões demo de faixas do primeiro disco, três inéditas e mais uma cover ao vivo da música “Rebel Rebel”, de David Bowie. Era o último lançamento do grupo, que se separou neste mesmo ano com a saída de Tony James, convidado para tocar no Syster Of Mercy.
A idéia de juntar música, moda, cultura jovem e estratégia de marketing durou o quanto deveria durar, como disse Tony James “ficamos desiludidos com o fracasso inesperado do segundo disco”. Em 2000, a banda retornou com Tony James, Martin Degville e Neal X, fazendo alguns shows. Mas a “piada” contada pela segunda vez já não era a mesma coisa...

Nenhum comentário: