quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bruce Springsteen "Born In The USA"


Bruce Frederick Joseph Springsteen, nascia a 23 de Setembro de 1949 em New Jersey, mais precisamente, Freehold. Ficaria mundialmente conhecido como Bruce Springsteen. "The Boss", como também ficou celebremente reconhecido, deixou uma marca enorme nos anos oitenta. Nesses dez anos, Bruce Springsteen editou 4 albuns de originais; "The River" em 1980, "Nebraska" no ano de 82, "Born in the U.S.A." em 84 e "Tunnel of Love" em 1987, para além de dois títulos ao vivo; "Chimes of Freedom" em 1988 e "Live 1975/85". Este ultimo não era um álbum ao vivo, mas sim uma caixa composta, nada mais, nada menos, que por 5 LPs (em CD são 3 discos). Algo estrondoso, até mesmo nos dias de hoje.
Mas de todos os discos da década, seria sem duvida "Born In The USA", que lhe garantiria um estatuto de primeira dimensão mundial. Numero um de vendas em quase todos os países do mundo, com mais de 15 milhões de cópias vendidas, só na America. "Born In The U.S.A." era já o setimo álbum na carreira do artista, deste longa-duração, foram extraídos vários singles; também eles de enorme sucesso:
- "Born In The USA", "Glory Days", "Cover Me", "Dancing In The Dark", "My Hometown", "I'm Going Down" e "I'm On Fire".
Bruce Springsteen conta no disco com a imprescindível participação, da sua E. Street Band, que incluía nomes como os de Clarence Clemons, Max Weinberg e Steve Van Zandt, entre outros. O disco é ainda hoje, um dos mais vendidos dos anos 80 e um símbolo de uma época dourada, para o rock americano. "Born In The USA" seria tambem o primeiro disco a ser editado em CD, no mercado americano.

Bruce Springsteen - Dancing In The Dark

http://www.youtube.com/watch?v=Pk8VZgJkpeg


Primeiro single extraído do multiplatinado, "Born In The U.S.A.". "Dancing In The Dark" conseguiu trepar até ao Numero 2, das listas de vendas americanas e Nº 4 do Top inglês. O tema produzido por John Landau, não conseguiu o numero 1 na America, por culpa de "When Doves Cry" de Prince, que liderava as vendas de singles. Mas a versão maxi-single deste tema de Bruce Springsteen, conseguiu também transportar a musica do "boss", para as pistas de dança.
BRUCE SPRINGSTEEN - "Cover Me"

http://www.youtube.com/watch?v=2S4Hul4HW9E&feature=related

"Cover Me" foi o segundo single do álbum, "Born In The U.S.A.". O tema foi um dos primeiros a ser gravado, mas Bruce Springsteen não estava totalmente convencido, de o incluir no álbum. O tema chegou mesmo a estar destinado a Donna Summer, mas John Landau, produtor do álbum, acreditou no tema e convenceu Springsteen a regrava-lo e inclui-lo no disco. Não poderia tido decisão mais acertada. O tema conseguiu chegar ao 7º lugar no top de vendas americano e ao 16º em Inglaterra.



Bruce Springsteen: Born in the USA

http://www.youtube.com/watch?v=BjwzxKzvWUE


Já com o mundo rendido ao álbum "Born In The U.S.A.", chegava ao mercado mais um single, saído do disco. A escolha para terceiro single, recaiu sobre o tema título do álbum. "Born In The U.S.A." chegaria aos tops e dava mais um "top ten" a Bruce Springsteen. Tornou-se num dos temas mais conhecidos do cantor até hoje e uma imagem de marca da América. Embora a letra da musica se debruce sobre os efeitos do pós-Vietnam, a mesma foi entendida com patriótica. A revista "Rolling Stone" inclui o tema, como uma das melhores 500's canções de todos os tempos.


Bruce Springsteen - I'm On Fire

http://www.youtube.com/watch?v=wo1npZWR5qk

O sucesso do álbum "Born In The U.S.A." era imparável e os singles sucediam-se. A quarta escolha recai sobre "I'm On Fire". Um tema já gravado por Bruce Springsteen em 1982, logo nas primeiras sessões do álbum, mas que em 1985 chegava ao mercado na versão single. O disco atinge o 6º lugar na América e um mais acima em Inglaterra. Portugal não foi excepção, combinando com enorme rodagem nos "Cem Mais" da RR-FM (hoje RFM), também o single atingiu o top português.


BRUCE SPRINGSTEEN - "Glory Days"

http://www.youtube.com/watch?v=oOpIfbneeHg

Continuando o filão em que se tinha revelado o álbum "Born In The USA", a Columbia/CBS edita em 1985 "Glory Days" como single. O sucesso de mais esta edição não se fez esperar. Na América chega ao Nº 5 do top de singles. O tema cheio de energia e com uma excelente "vibe", é sem duvida um dos mais fortes do disco de Bruce Springsteen e isso para alem de rodagem em tudo quanto era rádio, garantiu novamente passagem em varias discotecas pelo mundo fora. O tema acabou por se revelar, um dos maiores êxitos de Verão de 1985.

Bruce Springsteen - I'm going down

http://www.youtube.com/watch?v=ZarmRLa2p9Q

Poucos álbuns se podem gabar de ter tido tantos singles e todos de sucesso. Mas 1984 e 85, serão sempre inesquecíveis para Bruce Springsteen. Com mais de um ano em cima, a verdade é que cada single do álbum, "Born In The U.S.A.", era êxito garantido. "I'm Goin' Down" ainda consegue atingir o nº 9 lugar de vendas de singles nos Estados Unidos da América.



Bruce Springsteen - My Hometown

http://www.youtube.com/watch?v=UIqYn_1IdZU

"My Hometown" seria o último dos singles, a extrair de "Born In The U.S.A.". O disco sete polegadas, chega ao mercado perto da quadra natalícia e conta no lado B, com um tema dedicado ao Natal, numa gravação ao vivo com a E. Street Band. Em Portugal esse tema, "Santa Claus is Coming to Town", foi editado não como lado B, mas como single em nome próprio. Assim Bruce Springsteen consegue no Natal de 1985, mais de um ano após a edição de "Born In The U.S.A.", posicionar mais um dos seus temas nos tops. "My Hometown" consegiu o 6º lugar nas tabelas, em ambos lados do Atlântico. Facto sem duvida admirável, pois este era o sétimo single, extraído do álbum.

[LP/CD - COLUMBIA - 1984]
Tracks:
01 - "Born in the U.S.A." – 4:39
02 - "Cover Me" – 3:27
03 - "Darlington County" – 4:48
04 - "Working on the Highway" – 3:11
05 - "Downbound Train" – 3:35
06 - "I'm on Fire" – 2:37
07 - "No Surrender" – 4:00
08 - "Bobby Jean" – 3:46
09 - "I'm Goin' Down" – 3:29
10 - "Glory Days" – 4:15
11 - "Dancing in the Dark" – 4:00
12 - "My Hometown" – 4:34

Nenhum comentário: