quarta-feira, 29 de outubro de 2008

He-man


No início dos anos 80, a empresa de brinquedos Mattel estava trabalhando em uma linha de bonecos baseados no filme "Conan, o Bárbaro", quando um gênio do departamento de marketing sugeriu que um brinquedo baseado em um herói violento como o Conan poderia ser considerado inadequado para crianças. Os bonecos, então, ganharam uma roupagem diferente e foram vendidos com o nome de "Mestres do Universo".

He-man

http://www.youtube.com/watch?v=-IaEaj-Jrbw

Os bonecos venderam bem e, para aumentar ainda mais as vendas, a Mattel encomendou para os estúdios Filmation Studios um desenho animado baseado nos bonecos. Foi assim que, em 1983, surgiu na televisão o desenho He-Man e os Defensores do Universo.

A série estreou em 1983 e foi até 1985, com 130 episódios. A série conta a história de Adam, príncipe do planeta Eternia, que usando uma espada mágica e gritando "Pelos poderes de Greyskull" transforma-se em um poderoso herói: He-Man.

Adam usava a espada também para transformar seu medroso tigre de estimação, Pacato, no feroz "Gato Guerreiro". Adam defende Eternia e os segredos do Castelo de Grayskull das forças malígnas de vários vilões, capitaneados pelo cruel e afetado Esqueleto.

Para isto ele conta com a ajuda de seus amigos:

- Gato Guerreiro (o Pacato, que além de falar,também é a montaria de He-man).
- Gorpo (mistura de bobo-da-corte e mágico trapalhão).
- Mentor e Teela (pai e filha, ambos funcionários da guarda do rei).
- A Feiticeira (uma fada com poderes magicos, e a verdadeira mae de Teela).
- O Rei Randor e a Rainha Marlena (uma terráquea que foi parar em Etérnia).

De vez em quando pintavam algumas "participações especiais" de personagens como o Aríete (aquele da cabeça de aço, que com uma cabeçada era capaz de destruir uma montanha) e o Mandíbula que tinha uma mordida muito poderosa.

Assim, em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscópio , assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.

A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.

A série original foi seguida pela série de 1990, chamada de As Novas Aventuras de He-Man, na qual He-Man era transportado para o futuro, para um planeta chamado Primus. Em 2002, uma nova série, exibida no canal Cartoon Network, retomou os conceitos da série original.

Nenhum comentário: