quarta-feira, 29 de outubro de 2008

"Purple Rain" eleita melhor trilha de filme de todos os tempos


Prince idealizou o filme e assumiu o papel principal. Em "Purple Rain", Prince representa o papel de "The Kid", um músico emergente de Minneapolis, com uma vida familiar difícil, dividido entre a sua banda, os "The Revolution", onde pontificavam Wendy&Lisa, e o amor pela sua nova namorada, papel desempenhado por Apollonia Kotero. Inicialmente o papel estava reservado a Vanity, líder das Vanity 6, mas com o fim do relacionamento, Prince acabou por levar para o ecrã, mais esse pedaço da sua vida pessoal. Por essas e por outras, é que o filme é muitas vezes considerado de autobiográfico.


Aliás, não são poucos os elementos em que a realidade é transportada para a personagem de "The Kid". Além de à excepção de Prince, Apollonia e as personagens dos seus pais, todos os outros aparecem no filme com os seus nomes verdadeiros. Exemplo é Morris Days, líder dos The Time, banda que existiu na realidade e que editou pela própria editora de Prince, tendo este inclusive participado nos seus álbuns. "Purple Rain" é um filme-rock, como poucos, que consegue aliar uma história, um desempenho credível e uma banda sonora incrível. Resultado, um sucesso de bilheteira, um estrondoso sucesso de vendas e Prince elevado à glória e assumindo estatuto de ícone da década. O filme ganhou ainda um Oscar para a banda sonora original, nos prémios da Academia de 1985 e o álbum foi também distinguido com vários Grammies, além de ter sido número 1 em quase todos os países do mundo.

"Purple Rain" eleita melhor trilha de filme de todos os tempos

A escolha foi feita pelos jurados da revista Movies Rock, uma publicação-de-uma-edição-só que a mensal Vanity Fair lança no final do mês que vem nos Estados Unidos.

A lista compila 50 títulos. Os 10 Mais são:

1. Purple Rain
2. A Hard Day's Night
3. The Harder They Come
4. Pulp Fiction
5. The Graduate
6. Superfly
7. Trainspotting
8. Saturday Night Fever
9. American Graffiti
10. The Big Chill

Nenhum comentário: