quinta-feira, 16 de outubro de 2008

coletâneas dos anos 80s

A princípio galera, trata-se de coletâneas que trazem lembranças da infância dos anos 80, uma mistura de flashbacks, como de anúncios de cigarro na TV, trilhas sonoras de filmes como Rocky, um lutador, guitarras sintetizadas e cabelo – muitos, longos cabelos loiros repicados. Estava eu diante de uma legítima coletânea do ROCK GLORIOSO DE ARENA. Vamos às explicações: essa definição, “Rock Glorioso de Arena”, é completamente pessoal minha, baseada nas minhas impressões ao relembrar as pérolas do rock oitentista. Tratava-se de ROCK, pois era composto por guitarras, baixo e bateria tocados com virtuose, com direito a solos na velocidade da luz e mais algum instrumental chifrim de sintetizadores e teclados vindos com aquela sonoridade que só os anos 80 têm; era GLORIOSO, pois os temas das canções se debruçavam sobre dilemas existenciais, momentos épicos ou petardos de amor eterno: The Final Countdown ("a contagem final), Eye of the Tiger ("o olho do tigre"), Did It All for Love ("fiz tudo isso por amor"), e por aí vai. E era de ARENA, pois canções tão grandiosas foram feitas para os grandes palcos dos grandes estádios, não combinavam com apresentações intimistas de Bob Dylans da vida.

O Rock Glorioso de Arena pode ser entendido como o momento em que o rockeiro virtuoso desiste de ser apenas um bom instrumentista, se rende ao apelo das gravadoras e se debruça sobre canções melódicas e de forte apelo pop. Talvez o melhor exemplo seja a banda sueca Europe, que veio de uma formação de rock progressivo com o nome de Force, para, nos anos 80, dar uma guinada, vender milhões e atingir as paradas de sucesso com o clássico melódico The Final Countdown. A banda emplacou mais alguns sucessos ao longo de sua carreira, mas nada que repetisse o estrondo de The Final Countdown.

Europe - The Final Countdown (Live)

http://www.youtube.com/watch?v=7_IKcMl_a9A


Mesmo sem uma produção criativa autêntica, essas bandas de rock tão peculiares receberam massivo apoio das rádios FM de rock em todo o mundo com seus hits melódicos instantâneos, e caíram nas graças dos publicitários por terem nas suas melodias viris e grandiosas a representação perfeita do espírito “vencedor” do consumidor de cigarros; diversos Rocks Gloriosos de Arena foram a trilha sonora dos comerciais de “Hollywood, O Sucesso”. O mesmo acontece com diversas bandas da mesma leva: Winger com Miles Away, Cinderella com Don't Know What You've Got e o clássico maior Eye of the Tiger, da banda Survivor, que atingiu os píncaros da fama como tema do filme Rocky III e indicada ao Oscar como melhor canção-tema! Você, caro leitor, talvez não esteja reconhecendo as bandas ou os nomes das canções, mas é batata: vasculhe, procure, e sua memória dos anos 80 lhe surpreenderá com as letras e os refrões, ainda decoradas, escondidas na sua mente. Ou então procure algum dos volumes da coletânea Lovy Metal, da gravadora Som Livre. Está tudo lá, é diversão garantida.

Winger - Miles Away

http://www.youtube.com/watch?v=JI10SMxBjMg

Miles Away (tradução)

Winger

Milhas Distante

Então, isto é amor, ou assim você o diz?
Enquanto caminha porta afora
Os meses passam, e eu tenho por certo
Este não é o amor que procuro

Mas às vezes, só por um momento
Eu estendo a mão, na esperança de que você ainda esteja aí

(Refrão)
Milhas distante, não, você nunca vai voltar
E eu não posso mais esperar
Milhas distante, nada restou do que tínhamos
Justamente quando eu mais precisei de você
Você estava milhas distante

É difícil dizer o que você está passando
Você guardou teus sentimentos trancados dentro de você
Abra teu coração, e as chances são de que
O que você está sentindo, estou sentindo também

Se ao menos, apenas por um momento
Agarre-se aos sonhos que tivemos

(Refrão)

Quando os tempos foram duros, e você estava acabada
Quem estava ao teu lado?
Mas agora você se foi, e estou cansado de estar sozinho
Com apenas tuas promessas

A solidão simplesmente desaparece
Pensamentos em você, apenas lembranças
Sem choro agora, pelo que sentimos falta
O tempo não esquecerá o que você significou para mim

Se ao menos, apenas por um momento
Agarre-se aos sonhos que tivemos

Outra coisa que une as bandas do Rock Glorioso de Arena é que, po
r serem todas remanescentes do glam rock original dos anos 70 e do hard rock de fins daquela década, nos quais a breguice reinava no visual “rocker”, podemos considerar o visual e o estilão dessas bandas como sendo da mesma geração de Poison, Nelson, Guns'n'Roses e do Skid Row, todos uma espécie de "herdeiros/contemporâneos" do gênero. Para o bem ou para o mal, o Rock Glorioso de Arena marcou uma época, fez a cabeça de uma geração e deixou um rastro de purpurina, laquê e canções melosas na história do rock.

Guns.N.Roses-Sweet Child O'Mine

http://www.youtube.com/watch?v=oobDQ0vdm8M

Nenhum comentário: