quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Talk Talk


Talk Talk, uma das grandes e geniais bandas surgidas inicialmente no cenário Synthpop/New Wave e responsável pelo megahit It's my life, já apresentava, desde o final da década de 80, rumos um tanto quanto obtusos com a polêmica formada em torno da gravação de seu quarto álbum, " Spirit of Eden" (1988). Entre as pressões da gravadora para o lançamento, já com o prazo estourado, e as protelações de Mark Hollis, vocalista da banda, o álbum foi tido pela crítica e pela EMI como “insatisfatoriamente comercial”, apresentando arranjos intrincados e complexos, tendendo para o jazz em diversos momentos. Juntando ao processo gerado pelo lançamento do single “I Believe in you” sem o consentimento da banda, toda essa problemática formada no final da década foi decisiva no desgaste e dissolução da banda após a gravação de "Laughing Stock" desta vez com a gravadora Polydor e dando continuidade à linha experimental do álbum predecessor - em 1991, com a saída do baixista Paul Webb, irritado com a inconstância das situações. Webb e o baterista Lee Harris formaram, posteriormente, a banda O’Rang. Atualmente, os dois trabalham na gravação de um novo álbum.

Talk Talk - It's My Life

http://www.youtube.com/watch?v=vvAVJTQeFiQ

Não obstante o término da banda, a EMI ainda faturou muito nos 90 em cima dos sucessos do Talk Talk dos 80 com coletâneas como "Natural History" (1990) e "The Very Best of Talk Talk" (1997), além da compilação de versões 12" dos grandes sucessos em 1999. A primeira coletânea vendeu mais de um milhão de cópias, prova máxima da imortalidade dos sucessos dos meninos do interior da Inglaterra. A última dessas compilações, "Introducing... Talk Talk", foi lançada em 2003.

Hollis, por sua vez, desapareceu do cenário musical por sete anos, retornando somente em 1998, com um álbum solo, homônimo, detentor de um espírito semelhante ao dos últimos trabalhos do Talk Talk. Entretanto, a promoção mínima e a ausência de singles fez com que o seu lançamento fosse levado ao conhecimento apenas dos fãs mais ativos vocalista ou, segundo a BBC, por alguém que se entusiasmou ao ver o selo-lembrete de vendagem "integrante do Talk Talk" na capa do álbum. O dia 26 de janeiro foi marcado pelo décimo aniversário do lançamento do álbum, comemorado por muitos fãs ainda fiéis à produção musical dos ex-integrantes do grupo. Paul Webb e Lee Harris, o baixista e o baterista do Talk Talk, lançaram dois álbuns Herd Of Instinct e Fields & Waves respectivamente em 1994 e 1996. Segundo eles, um terceiro trabalho está a caminho... Em paralelo, Paul Webb colaborou com Beth Gibbons (do Portishead) em 2002 na gravação de seu álbum solo, Lee Harris colaborou nas percussões e bateria. O ano 2003 é marcado pela volta de ambos aos palcos. Lee Harris atualmente acompanha a banda Bark Psychosis na bateria. Colaborou também na banda de Toni Child no álbum "A Woman' s Boat". Após a separação do Talk Talk, Tim Friese-Greene produziu a banda Catherine Wheel e lançou seu primeiro álbum solo em 1998, Heligoland, em 2006 lançou mais um álbum solo, Pitcher, Flask & Foxy Moxie que não obteve o mesmo sucesso da primeira tentativa.

Nenhum comentário: