terça-feira, 4 de novembro de 2008

The Smurfs



“Lala lalala la lalalala... Homenzinhos azuis, felizes e bonzinhos, da altura de três maçãs, vivendo em casinhas de cogumelos. Coisa de criança? É claro que é! Mas ainda atrai fãs que já passaram da idade de ficar em frente à TV no sábado de manhã. E há quem “leia” a história em níveis, digamos... não tão inocentes.

Os Smurfs são como os anões da branca de neve: cada um tem uma característica específica de personalidade. O papai Smurf é o chefe de todos, e também o mágico da vila. Ele tem mais de 500 anos (os outros smurfs tem mais ou menos 100). Ele é o mais sábio, e serve como líder dos outros smurfs. A Smurfete é a única mulher da vila (pelo menos na maioria dos episódios). Ela foi criada por Gargamel para atrair os outros smurfs, mas a mágica de Papai Smurf a transformou numa charmosa smurf que todos na vila adoram. O Smurf gênio é... um gênio, ora essa. É o que sempre tem as idéias para tirar a turma das enrascadas com o Gargamel. Bom, a essa altura você já sabe quem é o Gargamel - é o feiticeiro malvado que quer encontrar os smurfs para transformá-los em ouro, sabe-se lá como.

E por aí vai: o Smurf cozinheiro, o Smurf poeta, o Smurf brincalhão (com seus presentes explosivos), o Smurf zangado, o apaixonado (adivinhe por quem?), o harmonia (o mais desafinado de todos), o cozinheiro e... sua "tampa da panela": o Smurf comilão. Algumas coisas são comuns a todos: usam gorrinhos e... falam "smurfês", língua que... verdade seja dita: é mais fácil de falar que a língua do pê. Pegue esta frase que você está lendo, por exemplo. Em Smurfês, fica: "Smurf esta smurf que você está smurfando, por exemplo." É; não faz o menor sentido. Mas falada pelos Smurfs, é fofo. Como encontrá-los? Você sabe: só entra na Vila dos Cogumelos quem for convidado - até hoje o Gargamel está tentando.

O Smurfs foram criados em 1958 pelo cartunista belga Pierre Culliford (1928-1992), mais conhecido como Peyo. Nos anos 80, os direitos da obra foram comprados pela Hanna Barbera e produzidos em animação entre 1981 e 1987. A série foi uma das mais populares dos anos 80; ganhou um Emmy e inspirou outro desenho: os Snorks. E até hoje é tema de expressões a teorias conspiratórias (veja o texto abaixo). Por acaso você leu a primeira frase deste texto e não conseguiu tirar a musiquinha da cabeça até agora? Segundo a Wikipedia (enciclopédia virtual), o verbo “smurfing” virou sinônimo para a ação de deixar alguém "com uma música na cabeça", pela repetição dos versos. E, antes que você consiga se livrar dela, lá vai: “Lala lalala la lalalala...”


Smurfs(dublado)- Super Smurf

http://www.youtube.com/watch?v=_yZT1AK_O_s&feature=related

Smurfs para adultos

Desde que se tornaram populares, os Smurfs receberam várias interpretações mais... adultas. A mais conhecida é a do “comunismo azul”, reinante entre os pequenos homenzinhos. Os argumentos são criativos: primeiro, há a semelhança do Papai Smurfe com Karl Marx – de farta barba branca e vestido de vermelho. Humm... vermelho diz tudo (mas o que garante que ele não seja inspirado no papai noel?). Além da liderança suspeita, há o modo de vida: todos os smurfs são iguais, compartilham de tudo e não dão valor ao dinheiro – aliás, eles nêm tem uma moeda smurf. O contraponto é o Gargamel, personificação do sistema capitalista, que queria capturar os smurfs e transformá-los em ouro.

Outra teoria diz que a série, na verdade, é uma propaganda do regime nazista e os smurfs, pertencentes à Ku-Klux-Klan. As evidências são quase delirantes: primeiro, os gorros pontiagudos, característicos da KKK. Gargamel representaria os Judeus, com nariz grande, muito dinheiro e roupa preto. A Smurfete seria o ideal de beleza ariano, com os longos cabelos loiros. E para completar o aspecto racista do desenho, os smurfs, sempre azuis, ficam pretos quando se tornam malvados. (!)

Nem os cogumelos e nem a Smurfete foram perdoados: para explicar a eterna felicidade dos smurfs, há quem diga que o Papai Smurf fabricava poções alucinógenas. E dizem as más linguas que o talento da garota Smurf (já que todos têm que ter um) seria prestar favores para os rapazes da vila, e deixá-los feliiizes, feliiizes. Quanta maldade.


O belga Pierre Culliford, conhecido como Peyo, criou os Smurfs em 1958. Para celebrar os 50 anos de existência, os personagens "invadirão" 20 cidades em 15 países europeus para proclamar o "Feliz Dia Smurf", com estátuas brancas do tamanho dos personagens espalhadas pelas cidades.


Apenas em 1981 os Smurfs apareceram coloridos nas telas de televisão americana, pelo canal NBC, ganhando fama mundial. Os personagens viraram desenho animado graças aos estúdios americanos Hanna & Barbera.

Nenhum comentário: