sábado, 8 de novembro de 2008

Crash Test Dummies


Crash Test Dummies é um grupo de folk-rock canadense de 1989 e popular no início dos anos 90. Com suas letras inteligentes e elegantes além de melodias com matizes exageradas de folk, foi a banda de rock preferida dos estudantes de faculdade dos anos 90. Seu primeiro album muito embora fosse um sucesso enorme em sua terra natal, o Canadá, era pouco conhecido no resto do mundo.

Graças a Harrison Jerry, principal porta-voz e responsável pela produção e divulgação, o álbum God Shuffled His Feet (1993), quebrou recordes de venda no Canadá e na Europa. O primeiro single deste album, “MMM MMM MMM MMM”, transformou-se num hit a ser batido, fez do grupo uma sensação com suas letras bizarras e introspectivas toadas pelos graves do Roberts e escritas pelo letrista Brad.

Crash Test Dummies: Mmm Mmm Mmm Mmm

http://www.youtube.com/watch?v=hkTa9SpvJ9U&feature=related

"A Worm's Life" foi lançado em 1996, e três anos mais tarde o grupo ressurgiu de uma vez. Brad Roberts, o homem de frente, recuperou-se do declíneo em 2000, com um álbum-solo do líder do grupo, e uma coletânea acústica do Crash Test Dummies e dos Tampas Eclectic. Foi também durante esta época que Roberts sofreu uma séria pane elétrica do carro, quase perdendo seu braço. Sete meses mais tarde, entretanto, durante o retorno de Roberts ao grupo, circularia o boato da união a outro novo grupo formado por pescadores de lagosta/músicos quem Roberts se encontrou com durante sua reabilitação.

Crash Test Dummies: God Shuffled His Feet

http://www.youtube.com/watch?v=AzNzCiZwk28&feature=related

Ao final de 2001 e início de 2002, mais álbums-solo na trilha dos membros (Cinderellen de Ellen Reid e Mitch Dorge) e o grupo transformou-se em projeto mais Roberts do que de Brad pelo lado mais tradicional. Uma formação nova da a três com Reid, Brad Roberts e o baixiasta original Dan Roberts produziuo Jingle do álbum de Natal em 2002 com atraso e a distribuição limitada fêz o album muito raro de se encontrar. Este álbum foi reeditado em 2003, juntamente com um novo, com Reid e Dan Roberts adicionando o que havia sido concebido originalmente como projeto solo de Roberts e Brad.

Nenhum comentário: