quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Video game dos anos 80



O video game dos anos 80, todos lembram com uma enorme saudade deste que foi o precursor pra quase todo mundo. Nos colocava em frente à TV horas por dia (o mesmo vício que temos hoje com a net), e não era pra assistir nenhum programa, era ... pasmem ... pra jogar uns programas!!! Inovação completa. Revolucionou a história dos videogames, o que seria dos videogames e mesmo PCs hoje em dia se não fosse o maravilhoso Atari? Criou a necessidade das pessoas levarem o fliperama pra casa. River Raid, Hero, Jungle Hunt, Enduro, Pitfall, Pac Man, Moon Patrol, Missile Command, Demon Attack, quem não lembra? Horas em cada um desses joguinhos. Bom, pra você que é amante dos 80 não podia faltar...

Atari 2600 - Centipede

http://www.youtube.com/watch?v=pPfJhUgliSs

Tinha também vários concorrentes Dactari, CCE, Dynacom. O Joystick (controlador/controle) inesquecível da Dynacom resolveria o problema das 'almas' quebradas (como eram chamadas as estruturas internas brancas dos controles de Atari). Perfeito para jogar Decathlon, lembram? Todos esses video-games liam os cartuchos fabricados com o padrão do Atari 2600. Tem outros video-games com outros padrões como o Odyssey, Intelevision, entre outros.

Pac-Man for the Atari 2600

http://www.youtube.com/watch?v=HL2p2ANFlQ4&feature=related

As vendas começaram a cair nos Estados Unidos entre 1983 e 1984. No Brasil foi lançado em 1983 pela Gradiente e continuou como o vídeo game mais popular até o final da década, quando a SEGA entrou no mercado com o Master System. Ainda assim, é possível encontrar até hoje programadores e pequenas empresas produzindo novos jogos compatíveis com esse console.

O insucesso frente às grandes marcas surgidas à partir da "terceira geração" de video games de 8 bits causou problemas financeiros na Atari. No início dos anos 90, a companhia investiu no portátil Lynx, que não teve a mesma aceitação que o concorrente Game Boy, da Nintendo. Em 1993 lançou, em parceria com a IBM, o Jaguar, console de 64 bits, e o mais avançado de seu tempo. Mas a carência de jogos e o alto preço do aparelho fez com que as vendas nunca decolassem, sendo mais tarde eclipsado pela Nintendo com o Nintendo 64, bem como pela Sony, com o seu primeiro console, o Playstation.

Ao longo dos anos 90, a inabilidade da Atari em acompanhar o mercado de consoles culminou com a venda de suas divisões para diversas empresas de informática, terminando com a venda da própria marca para a Infogrames em 2001. Desde então, esta empresa usa o nome e o logotipo original da Atari em seus produtos, e assim produziu jogos de sucesso, como a série Civilization.

O Odyssey foi um videogame fabricado pela Magnavox e lançado no mercado em 1981 pela Philips, tendo chegado no Brasil somente em 1983. Não foi tão popular como o Atari. O Odyssey tinha um formato parecido com a dos microcomputadores existentes na época, por ter um teclado embutido, e apesar de não ter sido tão popular quanto o Atari, teve uma vendagem expressiva.

Nenhum comentário: