sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Tom & Jerry


Uma rivalidade da natureza transportada para uma animação vencedora de sete Oscars.


A animação criada pela lendária dupla William Hanna e Joseph Barbera na década de 1940, será sempre um grande sucesso entre crianças e adultos que cresceram acompanhando essa rixa histórica, nas décadas seguintes ela passaria pelas mãos de Gene Deitch e Chuck Jones.Trilha sonora impecável do diretor musical Scott Bradley, mistura Jazz, Clássica e pop, o músico também utilizou a trilha de O Mágico de Oz. Outro ponto interessante é que mesmo sem possuírem falas, Tom é dono de uma voz elegante que usa para atrair as gatas, nesse momento ele era dublado por algum crooner famoso.
A violência do cartoon sempre foi o centro, na época esses desenhos eram voltados a um publico maduro, essa mesma violência foi copiada em outros títulos e parodiada no desenho Simpsons, no qual o personagem Bart Simpson acompanha a carnificina de um gato negro e um rato azul em “Comichão & Coçadinha”. As cenas nas quais eles apareciam com o rosto negro devido a explosões foram condenadas pela censura que as consideravam politicamente incorretas.
Jerry é esperto, oportunista e calculista, enquanto Tom é determinado e impaciente o que o faz ser derrotado pelo cérebro do adversário, em alguns capítulos eles se unem para conseguir algo que ambos buscam ou contra um inimigo maior. Nos episódios de Natal, Tom salva a vida de Jerry ou divide os presentes com ele. Ambos apresentam tendências ao sadismo.


Pup On A Picnic

http://www.youtube.com/watch?v=tGUQ1HqL79A&feature=related

Os personagens coadjuvantes merecem um destaque entre eles o cão Spike e seu filho Tyke que ganhariam um desenho próprio, entretanto o membro do elenco que causou a maior polêmica foi a primeira dona de Tom, uma senhora negra que só aparecia da cintura pra baixo. A comissão de censura americana mais uma vez a considerou um estereotipo da raça negra, ela seria substituída por uma jovem branca e magra.Tom & Jerry marcou a cultura mundial tendo influenciado inúmeros desenhos de “gato e rato” e para afirmar isso foi vencedor de sete Oscars na categoria animação.

Curiosidades: Vencedores do Oscar

1943: The Yankee Doodle Mouse· 1944: Mouse Trouble· 1945: Quiet, Please!· 1946: The Cat Concerto· 1948: The Little Orphan· 1952: The Two Mouseketeers· 1953: Johann Mouse Nomeados Ao Oscar· 1940: Puss Gets the Boot (Jasper and Jinx)· 1941: The Night Before Christmas· 1947: Dr. Jekyll and Mr. Mouse· 1949: Hatch Up Your Troubles· 1951: Jerry's Cousin· 1954: Touché, Pussy Cat!

Tom & Jerry

http://www.youtube.com/watch?v=BwCB86apDvI&feature=related

Em fevereiro de 2005, um conselheiro do Ministério de Educação Iraniano, Hassan Bolkhari, deu um sermão na televisão alegando que Tom & Jerry era parte da vasta Conspiração Judaica. Bolkhari informou que judeus europeus eram chamados de “ratos sujos” devido ao seu acumulo de capital. A companhia de origem judaica Walt Disney ganhou fama internacional com essa animação, judeus eram degradados com a definição de ‘ratos’, ‘Tom & Jerry’ foi criado para acabar com a imagem pejorativa que os europeus tinham de ratos. Vale lembrar que esta animação nunca foi uma de Walt Disney.A dupla musical Simon & Garfunkel iniciou a carreira como Tom & Jerry, Simon era Jerry e Garfunkel era Tom.

Um comentário:

Marlon disse...

olha tom e jerry foi e sempre sera um dos melhores desenhos que eu ja vi
des quando eu era criança uns desenhos melhores que já esistiu
oje eu já sou grande mas sempre gosto dos tom e jerry das antigas sempre melhores