domingo, 18 de outubro de 2009

E é dada a largada para... a Corrida Maluca


O desenho é antigo, mas ainda passou aqui no Brasil durante os anos 80. Mal lembra da história? Que tal: HUNFHINFHINFHINFFINFINFINFIN... (tudo bem, é difícil traduzir a risadinha. Mas até que deu para lembrar do Mutley, não é?)

A Corrida Maluca (Wacky Races) foi talvez um dos desenhos mais superpopulosos da época. Cadê o protagonista? Eram muitos! Ao todo, 23 competidores - entre homens, bichos e alguns seres esquisitos - espalhados por 11 carros, que corriam por vários cenários dos Estados Unidos. Mas é claro que alguns faziam mais sucesso que os outros, e é provavelmente é deles que você se lembra quando pensa no desenho: a Penélope Charmosa, o Dick Vigarista, a Quadrilha da Morte e... Mutley, é claro (calma, calma, justiça será feita: eu ainda falo de todos, igualmente. Veja aqui).

O enredo do desenho era quase sempre o mesmo: ver quem chega primeiro à linha de chegada. E praticamente não havia regra nenhuma. Um carro comum podia correr ao lado de um avião e Dick Vigarista ficava livre para fazer o que bem entendesse para atrapalhar os adversários: preguinhos, óleo e engenhocas destruidoras. Mas é claaaro que ele nunca se dava bem no final. E além de não ter vencido sequer uma corrida em 34 episódios, ele ainda tinha que aturar a risadinha sarcástica de seu cão-cúmplice.

Corrida Maluca - Episódio 01 - Grande Prêmio Arkansas

http://www.youtube.com/watch?v=Ji7KHXDm8Qo

A série fez sucesso no mundo todo, mas por aqui a empolgação foi tanta que A Corrida Maluca foi um dos poucos desenhos a ser exibido em todos os canais e TV aberta - do Bozo ao Capitão Aza, na tv Tupi. E a Hanna Barbera, que não é boba nem nada, logo criou vários "filhotes" do desenho: "Dick Vigarista e Mutley em Máquina Voadoras" (1968), "Os Apuros de Penélope Charmosa" (1969) e "Corrida Espacial".

A inspiração veio dos grandes filmes de corrida da época, como "Monte Carlo or Bust" (1969), "Esses Homens Maravilhosos com Suas Máquinas Voadoras" (1968) e "A Corrida do Século" ("The Great Race", de 1965). No último, dá até para identificar a origem da Penélope Charmosa, na personagem de Natalie Wood. O personagem de Tony Curtis, par romântico da mocinha, é a cara (ou pelo menos tem o mesmo jeitinho) do Peter Perfeito, o único competidor que realmente tinha um carro de corrida.

Título original: "Wacky Races" - Estados Unidos, 1968.

Série de animação produzida pela Hanna Barbera Studios de 1968 a 1970
- 34 Episódios

Criadores: Jerry Eisenberg e Iwao Takamoto
Ainda passa: Boomerang (Cartoon Network - confira a programação no site
www.cartoonnetwork.com.br)

Nenhum comentário: