sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Simple Minds - Once Upon a Time


Once Upon A Time é o 8°álbum do Simple Minds e foi lançado em 1985, pegando carona com o sucesso de Don’t You (Forget about me), que foi tema do filme “ O Club dos Cinco”.

Este disco foi lançado como sendo o mais admitidamente comercial, pois foi feito especialmente para agradar aos americanos. Os fãs mais antigos não aprovaram muito, mas a crítica o recebeu muito bem, o que lhes rendeu o 1° lugar na Grã-Bretanha e o 10° lugar nos Estados Unidos, onde fez bonito, vendendo mais de 500 mil cópias em 3 meses.

Don't You Forget About Me - Simple Minds (1985)

http://www.youtube.com/watch?v=nAdaQhitdKg

O álbum não tem a trilha sonora do Clube dos Cinco, e nenhuma faixa para pista que fizessem os adolescentes europeus se apaixonar, mas segundo Mark Coleman da Rolling Stone, “ no lugar disso tinha o sentimentalismo do vocalista que, sem errar, fez a banda expandir seus limites”.

E apesar de não constar Don’t You, o disco foi muito bem sustentado por seus próprios méritos, e esse era o objetivo da banda. Dele, foram gerados 4 singles de sucesso mundial: Alive And Kicking, Sanctify Yourself, Ghostdancing e All The Things She Said.

Simple Minds Alive and Kicking.

http://www.youtube.com/watch?v=EK08XU4VaLQ&feature=related

Faixa a Faixa

Análise do álbum, por Mark Coleman, da Rolling Stone:

“O toque da guitarra e dos sintetizadores no ínicio da faixa título (Once Upon A Time) passa a segurança de uma banda que sabe estar disparando seu melhor tiro – todos os elementos de sua identidade musical: guitarras docemente aceleradas, teclados cuidadosos, uma sensível e direcionada batida os fazem parecer mais novos e afiados do que nunca.

Anteriormente, as músicas do Simple Minds pareciam mais exageradas em suas linhas, como castelos de areia, sem estrutura. Once Upon A Time tem somente 8 faixas, mas cada uma delas é relativamente sucinta e de pensamentos completos. Onde anteriormente foram fortemente prejudicados em experiências mal sucedidas, o Simple Minds agora aperfeiçoou sua inquietação, ressaltando seus instintos pop melodramáticos, como em Alive And Kicking, Ghostdancing e Oh, Jungleland.

Oh Jungleland é como se fosse o lançamento de um foguete, porém no lugar onde uma banda colocaria um pé no rock, o Simple Minds desviou para os sintetizadores, o que reforçou a ambigüidade de suas letras.

Em Ghostdancing, os prazeres da vida em uma cultura que está desmoronando são evocadas, entre o olhar cuidadoso de Kerr e as nervosas marteladas de Burchill.

A idéia de uma possível presença espiritual aparece repetidamente em I Wish You Were Here, e é uma constante em todo o disco, que tem sutis ares de espiritualidade cristã.

Bom, obviamente algo amplificou o brilho de Jim Kerr: seja Deus, seja um bom casamento (na época, era casado com Chrisse Hynde – Pretenders) ou uma oportunidade de ouro ( como gravar Don’t You). Com um pouco de sorte, Once Upon a Time colocará os dias de banda cult do Simple Minds para trás.”

"Bomb The Bass - Into The Dragon "
Data de Lançamento:
1985 8 faixas, 40 minutos, aprox. Faixa a Faixa: 01. Once Upon A Time (5:44) 02. All The Things She Said (4:16) 03. Ghost Dancing (4:46) 04. Alive And Kicking (5:24) 05. Oh Jungleland (5:12) 06. I Wish You Where Here (4:42) 07. Sanctify Yourself (5:00) 08. Come A Long Way (5:08) Produzido por: Bob Clearmountain & Jimmy lovine Engenheiro de som: Martin White Masterização: Bob Ludwig Fotografia: Anton Corbijin Gravadora: Virgin Schallplatten GmbH

Formação:

- Jim Kerr – vocals - Charlie Burchill – guitar - Michael MacNeil – piano, synthesizer - Mel Gaynor – drums, vocals - John Giblin – bass

Nenhum comentário: