domingo, 8 de fevereiro de 2009

Mas o que é new wave?


New wave é um termo usado para descrever uma grande variedade de desenvolvimentos musicais, mas é mais comumente associado ao movimento da música popular dos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália no final dos anos 70 e início dos anos 80...

Pode-se dizer que é uma vertente debochada e alegre do rock and roll. Junte Michael Jackson, Madonna, Cyndi Lauper, Mick Jagger, Boy George, ombreiras, cabelos punks, glitter gel, popeline amassada verde limão e muita alegria, teremos como resultado o New Wave.
No final dos anos 70, a Disco definhava, o movimento punk também já estava se esgotando, o rock precisava de uma revitalização e esta revitalização foi justamente "uma nova onda" que mais tarde foi rotulada de new wave.
O movimento new wave não era somente musical mas também estético. Havia toda uma cena onde o "look", "visual" e ambiguidade eram necessários para alcançar o status máximo, principalmente entre os adolescentes.
Juntou-se a estética andrógina dos anos 70, com roupas e acessórios dos anos 60, cabelos punk, cores vibrantes e cítricas, ombreiras, gel, muito gel e músicas alegres que falavam de como era bom fazer isto ou aquilo, isto com muito humor.
Bandas com estilo visual e musical diversificados se enquadram dentro do conceito NEW WAVE, de modo que, enquanto umas soavam mais pop, alegres, dançantes e coloridas, outras seguiam uma estética musical mais rock'nroll, lírico-melancólica, dark e eletrônica, mas buscando sempre um certo "verniz" pop, de mais fácil digestão auditiva.
O NEW WAVE em sentido mais estrito, enquanto estilo musical somente, é melhor representado pelo grupo de bandas (mais pop e alegre), sendo que as do outro grupo(mais "sérias") são consideradas NEW WAVE muito mais pelo fato de serem contemporâneas às primeiras e por fazerem parte também do cenário de bandas (muito heterogêneas) surgido à época e não tanto pelo estilo musical propriamente dito. Fica fácil compreender isto quando se compara, por exemplo, Cindy Lauper e The Cure, bastante distintas entre si, mas ambas consideradas por muitos como NEW WAVE (embora até possam ter algum ou alguns outros poucos pontos em comum, principalmente visuais e não musicais).
Uma das características do new wave foi o excesso de sintetizadores e teclados nas músicas, fato que influenciou a música e a preparou para o que viria depois (new romantic, brit pop, eurodance e o dance).
Os filmes da época refletiam isto, basta ver "Curtindo a vida adoidado" ou ainda "Porkis".
O fim da New Wave culminou com a 2ª Invasão Britânica, que bebiam na fonte do punk rock e do new wave, isto em 1986.


No Brasil
O movimento new wave coincidiu com o surgimento do Rock Brasil (movimento musical) , que foi fundamental para os alicerces do rock atual brasileiro.
Basicamente as bandas e artistas da época, importavam muitas das caracteristicas sonoras e estéticas de fora. Aos poucos porém, foi sedimentando toda uma estrutura inexistente, que acabou por colocar os fundamentos musicais do rock brasil. Não se pode falar de rock feito no Brasil, sem falar da geração 80.
O mais interessante que o movimento new wave no Brasil fundiu-se com o Punk, Diretas Já e o fim do regime militar. Realmente um caldeirão efervescente de idéias e ânimo.
Titãs (os titãs do ie ie ie)
Kid Abelha (e os abóboras Selvagens)
Eletrodomésticos
Blitz
Metrô
Ira!
Inimigos do Rei
Paralamas do Sucesso
Neuzinha Brizola
Lobão (e os Ronaldos)
Alice Pink Punk
RPM
Dr. Silvana & Cia
João Penca & Seus Miquinhos Amestrados
Léo Jaime
Ultraje a Rigor
Gang 90 & As Absurdettes

Nenhum comentário: