segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Entrevista Kid Vinil

Site oficial: www.kidvinil.com
Galera, vamos curtir a entrevista que o Kid Vinil
concedeu ao Vitróla as melheres dos anos 80s... Valeu pelo papo, Kid...
Vitróla - Você já esteve nas paradas,
estourou com o grupo Magazine, marcou época com
sucessos como "Tic Tic Nervoso" e tudo mais. Hoje
você é um DJ reconhecido que atua nas noites
paulistanas. Fala-se muito que brasileiro é um povo
sem memória e que hoje em dia, não se fazem mais
músicas com a mesma qualidade de antigamente.
Gostaria de saber o que mais te incomoda:
o fato do seu grande sucesso está relacionado ao
passado e hoje sua voz não ser mais ouvida nas
rádios atuais; ou ter a sensação que qualquer coisa
hoje faz sucesso, que basta juntar uns amigos e ter
um bom padrinho para estourar nas paradas musicais
mesmo com músicas de qualidade duvidosa??? Ou será
que você não pensa nisso, portanto nada do que
citei te incomoda???
Kid Vinil - Bem, de certa forma isso não
me incomoda, pois acho que tudo tem seu tempo e seu
momento, a década de 80 foi a nossa época, o nosso
momento, não me importa se minhas músicas já não
tocam no rádio, o importante é algumas delas como
vc citou marcaram uma época, acho que só por esse
fato já acho importante tudo que fizemos.
Hoje a música corre por canais diversos,
a Internet tomou muita força na divulgação de muita
gente nova e talentosa, os ídolos pré-fabricados
sempre existirão, assim como a cultura popular de
massa.
Vitróla - Em matéria publicada no jornal
Estado de São Paulo, você afirma que “O mundo
precisa de Kids Vinis”... Qual o motivo dessa
afirmação?
Kid Vinil - Essa matéria era sobre a
importância do meu trabalho como radialista e ex VJ
da MTV, focando o meu lado de divulgar a música
independente e o rock alternativo, por essa razão o
jornalista colocou esse titulo, pois o rádio não
tem mais programas que falem do rock mais atual e
mesmo a MTV sem o Lado B e sem pessoas como eu e o
Fábio Massari perdeu muito no lado informativo
sobre as novas tendências do rock, então por essa
razão o mundo precisa de Vinis e Massaris para
mostrarem o que há de novo e legal no rock.

Vitróla - Na década de 80, tivemos um enorme
número de grupos lançados. De todos, qual o que
você julga ter sido o “principal”? E porque?
Kid Vinil - Teve muita coisa boa, a Gang
90 & Absurdetes, do genial Julio Barroso, os Titãs
desde Arnaldo Antunes,Nando Reis, Paulo Miklos (
além de músicos, grandes poetas), os Paralamas(
aquele lado ska e divertido), o Ultraje(o bom humor
mais legal do rock brasileiro, Roger é genial!), o
Ira(pena q acabou, mas o Edgard é o melhor
guitarrista rock brazuca, e o Nasi é um grande
interprete),o Barão Vermelho( Cazuza, Frejat, não
precisa falar mais nada), a Blitz de Evandro
Mesquita um artista completo, ator, escritor ,
performer e uma pessoa maravilhosa! .
Vitróla - Qual o seu conceito de musica?
Você acha que musica tem que ter “conteúdo” ou
simplesmente basta ter um ritmo e sair dançando...
Kid Vinil - Com certeza música tem que
ter conteúdo, uma boa letra, pode ser poética ou
bem humorada, mas bem feita. A música tem que ser bem construída,
podem até ser poucos acordes, mas que tudo tenha
uma certa harmonia. Pode ser dançante ou não, mas tem que ser
bem feita.
Vitróla - Como você se define: um DJ que
canta ou um cantor que atua como DJ?
Kid Vinil - Comecei minha carreira como
DJ em 76 num programa de rádio e fazendo festinhas
punk na periferia de SP, depois formei uma banda de
rock e fiz sucesso, então acho que pelas minhas
raízes sou um DJ que canta. Atualmente é muito comum cantores que
também atuam como DJ,ou vice-versa, principalmente
lá fora, pois o DJ também conhece música, muitos
são músicos (exemplo: Fat Boy Slim, na década de 80
ele tocava e cantava numa banda inglesa chamada
Housemartins)

Vitróla - Nas pistas retro muitas
pessoas pedem suas musicas. A que você atribui,
depois de tantos anos, continuar fazendo sucesso,
ainda que a mídia não dê espaço a todos que foram
ícones daquela época?
Kid Vinil - Eu acho ótimo, pois é sinal
que nossas músicas marcaram um época, assim como se
a gente voltar no tempo relembrar a Jovem Guarda ou
o rock brasileiro de Celly Campelo da década de 50.
As rádio não tocam mais isso, mas faz parte da
nossa história, acho que nossa geração também fez
história e isso jamais será esquecido.

Vitróla - Para quem curtiu os anos 80,
fica a saudade daqueles tempos. E você está
incluído na memória de todos. Qual o recado que
você dá aos amigos do Vitróla?
Kid Vinil - Acho que a década de 80 foi
muito importante pro rock brasileiro, muitas bandas
de qualidade apareceram e várias ainda estão por aí
fazendo sucesso, essa é a prova de que esse período
foi tão importante quanto a jovem guarda ou a
tropicália na música brasileira. Só posso dizer que tenho muito carinho
pelas pessoas que ainda reconhecem meu trabalho e
que geralmente nas festas que faço se aproximam pra
me dizer o quão importante foram nossas músicas na
vida deles. Não existe nada mais gratificante do
que isso. Beijos à todos do Vitróla...

Nenhum comentário: